19 março 2013

Resenha: O orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares


Olá pessoas, tudo bem?


Hoje eu trago notícias de uma grata surpresa: o livro O Orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares, primeiro livro enviado pela mais recente parceira, a editoraLeya.


Eu já imaginava que esse livro seria legal, mas não imaginava que fosse gostar tanto. Fiquei quebrando a cabeça para escrever uma resenha que demonstrasse o quanto gostei da história, mas que não desse nenhum spoiler, pois este livro merece ser lido no escuro ou muito perto disso. A cada página você se surpreende, tanto com a qualidade da escrita do Ransom Riggs (ágil, instigante, leve, cativante), quanto com o enredo que ele criou, altamente criativo e envolvente.

A história fala de Jacob, um adolescente de classe média alta (ou alta, enfim, ele tem grana...rs) que considera a sua vida bastante ordinária. Seu pai vive numa montanha russa de “apaixonar-se e desapaixonar-se” por projetos e o mais novo deles é um livro sobre aves. Sua mãe é herdeira de uma rede de farmácia, vindo daí o dinheiro da família. Jacob é muito próximo do avó paterno, Abraham, um senhor cheios de histórias misteriosas e, aparentemente, pouco verdadeiras. Acontece que, à medida em que as páginas correm, Jacob vai descobrindo, e nós, na sua carona, que sua vida talvez seja muito menos ordinária do que ele pensa!

Peculiar é mesmo a palavra chave deste livro. Peculiar é a vida que se descortina diante de Jacob, peculiares são seus novos amigos. Peculiar é toda a aventura em que Ranson Riggs nos joga e que, devo dizer, é uma delícia. Achei Jacob um personagem bastante divertido, assim como as crianças peculiares, cada uma com personalidade bem diferente, com destaque para Enoch que protagonizou a cena mais assustadora e a mais linda, através de seus "homunculi. Também houve vários momentos tocantes, incluindo aqueles em que eu pensava: nossa, Jacob, eu já pensei exatamente isso, como postei nessa imagem:



Para não matar a surpresa e, ao mesmo tempo, aguçar a curiosidade de vocês, vou citar 3 coisas sobre o livro para que você corra para ler O Orfanato da Srta Peregrine para crianças peculiares agora:

1.    A história traz algo relacionado ao tempo, dimensões e esconderijos (achei isso sensacional e, ao mesmo tempo, comovente. Não posso explicar isso aqui, porque seria spoiler, mas se alguém quiser comentar, pode me mandar e-mail: dignidadenaocabeaqui@gmail.com);

2. A história traz uma mitologia, digamos assim: como consequência da busca de imortalidade tomamos conhecimento dos etéreos e os acólitos;

3. Surpresa: o livro tem continuação. Confesso que foi bom não saber isso antes de começar a ler porque talvez ficasse desestimulada, afinal, já aguardo a continuação de algumas (muitas!) séries. Mas, porque resolvi contar isso a vocês? Porque a história é tão gostosa e tem tantas coisas ainda a explorar, que o fato de ter continuação foi motivo de muita alegria! \o/

Um beijo e até mais,

Nayara.

Nenhum comentário: