21 setembro 2012

O fantasma de Canterville e outras histórias (Oscar Wilde)

Olá pessoas,

hoje é dia de resenha de clássico, hein! 

Esse foi meu segundo encontro com Oscar Wilde, dessa vez em contos; minha primeira leitura dele foi O Retrato de Dorian Gray, livro que gostei muito.

Em O fantasma de Canterville e outras histórias há 8 contos curtos e devo confessar que não engrenei na leitura com muita animação. 

São bem escritos? Sim. 
São histórias bem contadas? Certamente. 

Mas não me cativaram, pelo menos quando penso no livro como um todo.

Não sei se devido à tradução, afinal, Wilde é conhecido pela sutileza de seu texto e isso, muitas vezes, se perde na passagem do inglês para o português, ou se não houve mesmo química entre Sr. Wilde e eu.

Minha impressão geral do livro? A empolgação oscilou bastante. 

Houve momentos em que eu fiquei entediada e com vontade de pular trechos. Em outros, fiquei completamente encantada. 

Apesar de não ter amado a leitura, ainda assim indicaria o livro, porque, ainda que os demais contos fossem incrivelmente ruins (o que não é o caso!), apenas os contos O príncipe feliz e O pescador e sua alma já valeriam 3 estrelas (numa escala de 1 a 5).

Um beijo e até mais!

Nenhum comentário: