02 julho 2012

Resenha: Sobretudo de Proust


Olá pessoas!

A resenha de hoje é sobre um livro bem delicinha, que ganhei em um sorteio do (EXCELENTE!) blog O Batom de Clarice: Sobretudo de Proust, da autora Lorenza Foschini. Vejam a fofura que é a Juliana, pela forma como ela mandou o prêmio:








Gente, é muita delicadeza mandar até os adesivos junto com o livro, né? :) amei!

















Sobre o livro:


A capinha meio vintage me conquistou de cara e comecei a procurar pela sinopse antes mesmo dele chegar. A história fala de uma mulher (a autora!), grande admiradora de Marcel Proust, que chega ao museu Carnavalet, em Paris, e encontra o sobretudo do autor. A partir daí, ela começa a remontar a história de como aquela peça tão importante para o escritor (dizem que ele nunca se separava do tal casaco, nem mesmo em época de muito calor!), havia ido parar ali.

Além de contar um pouco da vida de Proust, que me pareceu muito interessante, e incluir trechos de suas publicações (pelo menos um livro dele entrou na minha listinha de compras futuras) ela acaba contando também a vida de outras pessoas próximas a ele, como o irmão e a cunhada (meu coração ficou peludo ao pensar no que essa mulher fez!!) e de outra figura fascinante: Paul Guérin, outro fervoroso admirador de Proust. Guérin reuniu, às custas de muito dinheiro, tempo e dedicação, muitos dos objetos que pertenceram a Proust, que, posteriormente foram doados ao museu Carnavalet.

A narrativa foi, como eu disse, uma delícia. O livro é fininho e parece ser ainda menor, porque é uma história muito bem contada e as palavras correm com pés de vento. A minha sensação é de que estava sentada, numa bela e fresca tarde, tomando um café enquanto alguém ia me contando suas memórias de modo suave, doce e interessante. 

Leitura mais que aprovada!

Nenhum comentário: